MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

 

ELIAS MIGUEL DE OLIVEIRA

 

 

 

 

SOFTWARE PARA GESTÃO DE PROJETO

 

 

 

 

SOFTWARE PARA GESTÃO DE PROJETO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentando ao curso de

MBA em gestão de Projeto, da UNOPAR requisito parcial à obtenção do

título de Licenciatura em Gestão de Projeto

Orientador (a): Marcelo Maieski Antunes

 

 

 

 

CUIABÁ

2018

 

 

 

 

 

 

 

ELIAS MIGUEL DE OLIVEIRA

 

 

SOFTWARE PARA GESTÃO DE PROJETO

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentando ao curso de MBA em gestão de Projeto, da UNOPAR requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Gestão de Projeto

Orientador (a): Marcelo Maieski Antunes

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuiabá___de____________de 2018

 

 

______________________________________
Nome do Orientador

UNIPAR

Titulação

______________________________________
Examinador Banca

UNIPAR

Titulação

______________________________________
Examinador Banca

UNIPAR

Titulação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dedico este trabalho primeiramente а Deus, pоr ser tudo em minha vida, autor de mеυ destino, mеυ guia, socorro presente nаs horas dаs angústias, ао mеυ pai Lafaiete Miguel, minha mãе Cleonilda Ribeiro е аоs meus irmãos, que amo muito.

 

 

 

 

 

 

 

 

AGRADECIMENTO

Meus agradecimentos a Deus, meu senhor altíssimo, por ser o meu Deus, conceder saúde, tranquilidade e sabedoria e continuar lutando por este meu sonho e objetivos de vida.

A esta instituição tão imponente eu agradeço pelo ambiente propício à evolução e crescimento.

Amigos e família que esteve sempre ao me lado, dando força e ajudando diretamente e indiretamente na conclusão desse curso.

Um agradecimento especial a minha noiva Tamara Lima, que esteve sempre ao meu lado apoiando e aconselhando, muito obrigado por me ajudar em mais uma grande conquista.

 

 

 

RESUMO

 

O objetivo desse trabalho e apresentar o melhor custo e benefício entre quatros sistema de gerenciamento de projeto, mais utilizados hoje no mercado de trabalho, oferecendo comparações entre Estruturas, Ferramentas e Custos. Através de Websites, Livros e Artigos, conseguimos abstrair as caraterísticas especiais e qualidade de cada sistema, com isso alcançamos um denominador comum, o Sistemas que tem o melhor custo e benéfico para o seu projeto.

Com as definições desse trabalho podemos observar os prós e contras de cada sistema, com isso, escolher o melhor o sistema que mais se adapta no gerenciamento de projeto para sua empresa ou projeto particulares.

Palavra-Chave: Gerenciamento. Ferramentas. Sistemas. Projetos.

 

 

 

ABSTRACT

 

The objective of this work is to present the best cost and benefit among four project management systems, most used today in the labor market, offering comparisons between Structures, Tools and Costs. Through Websites, Books and Articles, we have been able to abstract the special characteristics and quality of each system, thus achieving a common denominator, the Systems that have the best cost and benefit for your project.

With the definitions of this work we can observe the pros and cons of each system, with that, choose the best system that best fits in project management for your particular company or project.

 

Keyword: Management. Tools. Systems. Projects.

 

 

 

 

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 Trello Projeto Fiscalização. 14

Figura 2 Microsoft Project 16

Figura 3 Project Libre. 17

Figura 4 Asana. 19

 

 

 

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 Comparação Estrutural 20

Tabela 2 Comparação Ferramentas. 20

Tabela 3 Custos. 21

 

 

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

 

PERT – Avaliação de Programas e Técnica de Revisão (Program Evaluation and Review Technique)

CPM – Caminho Crítico (Critical Path Method)

EUA – Estados Unidos da América

MS – Microsoft

Online – ConectadoOpen Source – Código Aberto) PERT –  Programa de Avaliação e Técnica de Revisão (Program Evaluation Review Technique)

RBS – Diagrama eletrônico

EAP – Diagrama de Estrutura Analítica do Projeto

POD – Documento Aberto do Projeto (Project Open Document),

PDF – Formato Portátil de Documento (Portable Document Format)

XML – Linguagem Extensível de Marcação (Extensible Markup Language)

Dashbord – Painel de controle

App –  Aplicação (Application)

Web – Rede de computadores

Cloud – Nuvem

 

 

SUMARIO

 

 

  1. INTRODUÇÃO.. 12

1.2.       Objetivo. 14

  1. DESENVOLVIMENTO.. 14

2.1.       Trello.. 14

2.1.1.        Conclusão. 15

2.2.       Microsoft Project. 15

2.2.1.        Características. 16

2.3.       Project Libre. 17

2.3.1.        Características. 18

2.4.       Asana. 18

2.4.1.        Características. 19

2.5.       Comparação.. 20

2.5.1.        Ponto de Estrutura, Ferramentas e Valores. 20

2.5.2.        Prós e Contra. 21

  1. CONCLUSÃO.. 21

REFERÊNCIAS.. 23

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

  • Considerações Iniciais

 

Podemos observar que o projeto vem sendo usado a muito tempo, em grandes construções do passado como as pirâmides do Egito, templo de Salomão, Coliseu são exemplos que agrega planejamentos, prazos, gerenciamento de mão de obras outros itens que são abordados em gerenciamento de projetos.

Planejando e executando a construção, utilizando-se das ciências matemáticas, construtores e de arquitetos de modo a garantir a qualidade, e empregando a mão-de-obra, os responsáveis demonstravam conhecer muito bem os princípios envolvidos para se atingir o resultado de um esforço coletivo e temporário. Até hoje muito se discute e admira acerca de como todos estes esforços foram executados e entregues em épocas onde as ferramentas eram rústicas e o trabalho extremamente desgastante (ANÍBAL, 2017).

Viajando através da história antiga, para a medieval, até o renascimento e as posteriores revoluções industriais, muito se evoluiu até os dias atuais. Com as complexas necessidades de sistematizar e organizar a forma de gerir diferentes habilidades e conjuntos de conhecimentos surgiu a disciplina metodizada de gerenciamento de projetos no século XX (ANÍBAL, 2017).

Mas ainda lá no século XIX, durante a primeira revolução industrial, as técnicas de gerenciamento de projetos eram praticamente as mesmas de séculos anteriores. Neste ínterim, surgiu a figura do “supervisor de projetos que sabiam ler, escrever e fazer contas” (BERNARDO, 2013). As habilidades apontavam para negócios, finanças e gestão.

Já no início do século XX, com a necessidade de maximizar a produção e não precisar utilizar mais trabalhadores ou exigir mais horas de serviço, “Frederick Taylor (1856-1915) aplicou o raciocínio científico para mostrar que o trabalho pode ser analisado e melhorado focando em suas partes elementares”  (TORREÃO, 2007), ou seja, quebrou os elementos de um processo para criar as tarefas. Por sua grande contribuição a esta nova abordagem e delimitação de um novo patamar na disciplina de gestão de projetos, Frederick foi considerado o “O pai do gerenciamento científico”, inscrição está presente em seu túmulo (TORREÃO, 2007).

Outro grande personagem do século XX é Henry Grantt (1861-1919), que criou a técnica de traçar a sequência e a duração das tarefas. Com o seu diagrama ele pode ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. O gráfico é utilizado até hoje como parte dos softwares para gerenciamento de projetos (BERNARDO, 2013).

Na segunda revolução industrial com o advento da eletricidade e do motor movido a combustão foram desenvolvidas e aperfeiçoadas novas tecnologias de produção em massa para dar maior controle e organização no gerenciamento de projetos (BERNARDO, 2013).

Já na terceira revolução industrial com o advento dos computadores e nas décadas seguintes a segunda guerra mundial com a criação dos complexos diagramas de rede, chamados de Gráficos de PERT (Program Evaluation and Review Technique) e o método de Caminho Crítico (Critical Path Method – CPM) pelos militares dos EUA, foram introduzidos novos elementos oferecendo aos gerentes maior controle sobre os projetos. Em pouco tempo essas técnicas se espalharam entre as diversas indústrias e organizações, onde o maior controle e gestão tornavam-se algo estratégico (TORREÃO, 2007).

Atualmente o uso de um sistema (Software), no gerenciamento de projeto, é extremamente relevante no sucesso do projeto, o mercado oferece diversos sistemas para diversas situações, dês da abertura do projeto, controle, manutenção e encerramento do projeto.

Quais as vantagens de utilizar softwares para auxiliar no gerenciamento de projeto, existe diversas vantagens, de acordo com o website SENSUS:

Não é exagero afirmar que um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer em Gestão de Projetos é a implementação de um software para tal finalidade. Claro que o sistema, sozinho, não fará nada, mas nem por isso ele deixa de ser uma ferramenta essencial para o gerente de projetos, da mesma forma que determinadas ferramentas são necessárias para que um marceneiro consiga fazer um bom trabalho: ele até consegue realizar o trabalho sem determinadas ferramentas, mas com muito mais tempo e esforço empreendido, ou seja, com desperdício de mão de obra e muito trabalho para pouco resultado — o que compromete tempo que poderia ser melhor aproveitado de outra forma.

 

Alguns dos benefícios que podem ser destacados quando a empresa escolhe um bom Software de Gerenciamento de Projetos:

 

Organização de projetos e Gerenciamento de Equipes

Um Software de Gestão de Projetos permite que diferentes projetos de uma mesma empresa sejam administrados em uma única plataforma, o que garante a padronização de indicadores, a fácil consulta de dados e informações, e agilidade nos processos de gestão.

 

Otimização do Trabalho em Equipe do planejamento à execução

Um Software de Gestão de Projetos favorece um modelo colaborativo, no qual todos os membros da equipe observam o desenrolar de projeto simultâneos, através de um Painel de Projetos, atuando de acordo com a sua função dentro de cada um deles e compreendendo as interações do início ao término do mesmo (SENSUS, 2016).

 

Ressaltando também as informações em tempo Real, proporcionado dinamismo, feedbacks.

Melhoria na comunicação da equipe, tornando esse processo de comunicação rápida e fácil, garantindo o envolvimento de todos da equipe no projeto.

Uns dos pontos muito relevante na utilização de software é a segurança dos dados, podendo acessar em diversas fezes do projeto e garantindo confiabilidade e dados reais do projeto.

 

Esse trabalho se propõe a oferecer dados relevantes para escolha de um ou mais sistema (Software), para auxilio no gerenciamento de projeto, procuramos aborda os softwares mais usados no mercado atualmente, mostrando suas peculiaridades apontando benefícios e malefícios. Assim garantindo confiabilidade na conclusão do trabalho, apontando as melhores ferramentas (Software), para gerenciamento de projeto.

 

  • Objetivo

 

O objetivo é apresentar quatro ferramentas (Software), que auxilia no gerenciamento de Projetos, apontando alguns pontos fracos e pontos fortes, e concluir com a escolha da melhor ferramenta em custo benefício, abordada nesse projeto.

 

 

  1. DESENVOLVIMENTO
    • Trello

Em primeiro, vamos aborda umas das ferramentas mais usadas atualmente, conforme o site SETTING: Com uma excelente versão gratuita, o software funciona através de quadros, checklists, cartões que representam tarefas, onde você poderá organizar as atividades da equipe de acordo com suas necessidades e critérios.

Assim, é muito mais fácil gerenciar as atividades da equipe, garantindo que ninguém irá esquecer de seus afazeres ou desconhecer seus detalhes.

Com o Trello é possível acompanhar o andamento das atividades de forma visual e intuitiva, pois ele é baseado na metodologia kanban (SETTING, 2018).

 

Figura 1 Trello Projeto Fiscalização

Fonte: Própria (2018)

 

Podemos observar na Figura 1, a tela do trello, estamos usando uma versão gratuita, contendo seus limites, mesmo sendo uma versão gratuita e muito fácil de usar e as limitações não impede o controle completo do gerenciamento do projeto.

A Figura1 mostra basicamente o Kanban de um projeto, onde podemos arrastar as tarefas entre as colunas “A fazer”, “Em andamento”, “Em Teste” e “Concluída” com isso é possível sempre acompanhar o andamento do projeto, dentro de cada tarefa é possível obter detalhes. Ex: data de termino, Porcentagem de Conclusão da tarefa, Comentários, Arquivos anexados, Marcador de prioridade e muito mais…

Por ser uma ferramenta gratuita, sem anúncios e bem completa, a empresa criadora do Trello oferece 2 tipos de pacotes pagos, sendo elas a versão GOLD que custa em média (R$ 5,00 por mês) ou (R$ 45,00 por Ano) e a versão BUSINESS que está custando em média ($US 9,99 por mês) convertendo em Reais (R$ 40,30 por mês). Abaixo podemos observar a diferença entre os pacotes.

A Gold oferece alguns benefícios: Sincronização com alguns sistemas como Google Driver (Googl One), Slack, Githud…; Aumento no tamanho dos arquivos anexado as tarefas; alteração das cores de cada coluna do Kanban, entre outros benefícios.

A Business oferece: Além dos benefícios do Gold, oferece também visualização das atividades de todo da equipe, controle de configuração de privacidade, vincula membros da conta Google Apps, entre outros benefícios.

 

  • Conclusão

Podemos concluir que o Trello é umas das ferramentas mais usadas, gratuitas e fácil de ser manipuladas.

Resumindo Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos muito fácil de usar, potente e gratuita (GEORGE, 2017).

 

  • Microsoft Project

O Project da Microsoft é umas das ferramentas mais desejada por uma empresa de gerenciamento ou um gerente de projeto, a Microsoft coloca no mercado um sistema extremamente robusto e completo, oferecendo diversas ferramentas para diversas situações do cotidiano de gerente de projeto, mesmo sendo uma ferramenta 100% paga o Project é muito usado.

Project é utilizado no gerenciamento de projetos com a finalidade de desenvolver o cronograma do projeto. Com ele é possível programar todas as atividades do projeto, com definição do tempo de cada uma, dos recursos humanos, dos recursos materiais e dos custos e suas variáveis. Além disso, os ajustes no projeto são feitos de forma dinâmica e simultânea, possibilitando ao profissional e sua equipe uma visão geral e antecipada para acompanhar de forma realista todas as atividades, bem como controlar prazos, recursos e custos (NOCERA, 2017).

 

Figura 2 Microsoft Project

Fonte: Própria (2018)

 

Na Figura 2, observamos a tela principal do Project onde oferece o controle das tarefas, gráfico de gantt e linha do tempo. 

De acordo com o site Impacta: O MS Project é um software complexo e poderoso, mas versátil e de uso fácil. Inicialmente, foi criado para desenvolver cronogramas, mas evoluiu a ponto de se tornar um excelente auxiliar na gestão de projetos, dos casos mais simples aos mais complexos.

  • Características

A ferramenta permite planejar, programar e representar graficamente as informações sobre o trabalho que está sendo desenvolvido. Por esse motivo, tornou-se um dos softwares mais usados no mundo para o gerenciamento de projetos em pequenas, médias e grandes empresas. Tem como foco três fatores principais:

 

  • Prazo: é possível controlar o prazo de cada tarefa individualmente, bem como o prazo total estabelecido para o projeto. Isso permite que ele seja monitorado em termos de adiantamento ou atraso;
  • Recursos: o software permite atribuir quem vai fazer cada atividade prevista. Assim, evita-se sobrecarga de atividades e a organização fica mais fácil, permitindo tomar decisões mais assertivas com base em relatórios;
  • Custos: o MS Project possibilita que os custos, fixos ou não, sejam atribuídos ao projeto. Com isso, a formulação da precificação e seu controle ficam mais fáceis.

 

Esses fatores são gerenciados de forma interdependente e podem ser alterados no decorrer do processo. Dessa forma, se houver modificação em um deles, os outros serão afetados — como no triângulo de projeto. É possível, então, planejar e determinar o escopo do trabalho, bem como acompanhar o progresso das atividades.

Os ajustes no projeto são feitos dinâmica e simultaneamente, oferecendo à equipe uma visão geral que permite acompanhar as atividades de forma realista enquanto controla prazos, recursos e custos. Como foi desenvolvido especificamente para a gestão de projetos, o Project é mais adequado para esse trabalho que um editor de planilhas (IMPACTA, 2018).

O Project é uma ferramenta 100% paga, mas a Microsoft, oferece diversos pacotes e tipo da ferramenta, podendo assim obter o Project de acordo com seu bolso,

A empresa ainda conta com o sistema baixado e instalada na máquina local, obtendo ainda os tipos, Project Standard 2019 que está custando atualmente R$ 2,999,00 contendo uma licença, e o Project Professional 2019 está custando na média de R$ 4,999,00 mas atualmente a empresa está investindo em serviço em nuvens que oferece espaço para guardar seus projetos, e ferramentas que comunica com Project, nessa categoria de nuvens podemos contar com 3 tipos de pacotes: Project Online Essentials, que está custando em média de R$ 27,10 por mês para cada usuário, também o Project Online Professional, oferecendo o melhor custo e benefício entre os três pacote, custando em média R$ 116,20 por mês para cada usuário, em seguida o Project Online Premium, sendo o pacote mais completo oferecido em nuvens, que está custando em média R$ 212,90 por mês para cara usuário.

 

  • Project Libre

O Project Libre e uma ferramenta de gerenciamento de projeto, disponibilizada de forma livre, Open Source (Código Aberto) isso significa que pode modifica o código, estrutura do Software.

Uma ferramenta que é capaz importar ou exportar arquivos na extensão do MS Project, e permite uma grande portabilidade para os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.

Figura 3 Project Libre

Fonte: https://a.fsdn.com/con/app/proj/projectlibre/screenshots/ProjectLibre_Gantt.jpg/max/max/1,

Consulta em 2018

 

Observamos na Figura 3, a grande característica do ProjectLibre com o Microsoft Project, além da aparecia as ferramentas oferecida são parecidas e fáceis de manipular.

  • Características

Com o ProjectLibre você pode criar gráficos de Gantt e gráficos PERT; além de diagramas RBS, de estrutura analítica de recursos, e diagramas de EAP, da estrutura de decomposição do trabalho. Sua interface de usuário, guias de navegação e o procedimento usado para criar um projeto são familiares para pessoas que já trabalharam com o Microsoft Project em ocasiões anteriores (OBS BUSINESS SCHOOL, 2017).

 

O ProjectLibre permite salvar as linhas de base para fazer comparações entre o planejamento inicial e a realização final do projeto. Dessa maneira, você pode ver facilmente qual influência as diferentes modificações e atualizações exerceram em relação ao plano inicial. Também apresenta diferentes tipos de visualizações, incluindo uma que permite gerenciar vários projetos. Os arquivos são gravados com a extensão POD (Project Open Document), mas também podem ser impressos como PDF ou salvos em XML, para compatibilidade com o Microsoft Project. Esta aplicação oferece uma alternativa mais do que aceitável, bastante funcional e completa para as pessoas que não querem pagar por um software de gerenciamento de projetos, como o Microsoft Project. Você pode estar perdendo algumas opções em relação aos relatórios, por exemplo, mas em geral você não tem muito a invejar (OBS BUSINESS SCHOOL, 2017).

Um sistema que veio para competir com o Microsoft Project, oferecendo ferramentas idênticas, completo e totalmente gratuito. Atualmente em andamento o projeto para utilizá-lo em nuvem, com isso mantem o ProjectLibre em nível semelhante ao Project, concorrendo em qualidade e robustez.

 

  • Asana

Asana uma ferramenta de gerenciamento de Projeto, muito poderosa criado em plataforma Web e móvel projetado para organizar, gerenciar e rastrear trabalhos.

De acordo com George Smolinski: O Asana é outro aplicativo altamente destacado de gerenciamento de projeto e uma escolha popular para gerenciar projetos eficazmente. Com seus recursos poderosos, Asana tem uma seleção muito efetiva para gerenciar tarefas e projetos de todos os tipos e tamanhos.

O que faz Asana diferente do Trello e do Nozbe é que ela é geralmente utilizada para gerenciar tarefas e projeto de equipe, e ao mesmo tempo ele fornece um espaço privado para cada membro da equipe para gerenciar suas tarefas e projetos pessoais (GEORGE, 2017).

Figura 4 Asana

Fonte: Própria (2018)

 

O Asana oferece uma interface clara, bem atrativa e organizada, observamos na Figura 4, uma coluna à esquerda onde oferece os menus rápidos na tela principal tem as abas de Lista, Cronograma, Calendário, Conversas, Progresso e Arquivos. A figura 4 mostra a estrutura da aba Listar, onde lista as atarefas, e no lado direito os detalhes da tarefa selecionada.

 

  • Características

Com uma aparência inicialmente intimidante, cheio de função mas com o tempo de uso tudo fica fácil e rápido de operar. As funções principais do sistema é a organização dos projetos, que pode ser criado em lista ou quadros de cartões, disponibiliza também um fórum de discussão.

Possibilita a criação de uma equipe dentro da organização, podendo colocar projetos e responsáveis por tarefas. Os cartões oferecem uma série de informações como anexar arquivos do Dropbox e Google Drive (Google one), comentários, data, status e outras opções.

O Asana oferece um calendário integrado com as datas de entregas das tarefas, apresentando o prazo e usuários responsável, o sistema conta também com gráficos que apresenta a evolução do trabalho da equipe no Dashbord; conta também com integração via e-mail, possibilitando atualizar os envolvidos no projeto.

O sistema oferece as ferramentas básicas gratuitamente, contudo o sistema oferece recursos pagos como exemplo criação de projetos com equipes privadas, possibilitando acesso e visualizar exclusivos, controle de permissões de cada um da equipe, o valor do pacote Premium pode mudar de acordo com a quantidade de membros escolhido, com um plano anual envolvendo 5 membros, o curto em média é de R$ 375,00. E um plano mensal envolvendo 5 membros o custo em média é de R$37,50.

Em resumo, o Asana é uma excelente ferramenta de gerenciamento de projeto, que oferece uma estrutura Web e App que facilita muito a usabilidade em qual quer lugar que estiver, um sistema gratuito que possibilita todo o gerenciamento e controle de tarefas sem a necessidade de comprar um serviço extra.    

  • Comparação

 

  • Ponto de Estrutura, Ferramentas e Valores

De acordo com os quatros sistemas abordado acima, separamos alguns pontos de comparação entre eles, na Tabela 1 esta apresenta uma comparação de estrutura dos Softwares.

Tabela 1 Comparação Estrutural

  Trello Microsoft Project Project Libre Asana
Versão Gratuita
Versão Paga
Serviço Cloud
Tradução em Português
Sistema Web
Sistema Instalável
Sistema Móvel

 

Na tabela 2 apresenta as ferramentas que cada sistema oferece, independente se o sistema é pago ou gratuito.

Tabela 2 Comparação Ferramentas

  Trello Microsoft Project Project Libre Asana
Kanban
Gráfico de Gantt
Gráfico de Burndown
Controle de usuário
Diagrama de Rede
Diagrama de Custo
Relatórios
Classificação de Tarefas
Anexar Arquivo em tarefas
Definição de Prazo das Tarefas
Mensagens nas tarefas
Linha do tempo
Cronograma
Sincronização com Google Driver
Sincronização com Google Dropbox

 

 

A tabela 3 de custo, apresenta os valores anuais ou fixo, observemos que sistema da Microsoft é apresentado em duas colunas, sendo uma com o valor fixo se mensalidade ou agregação e a outra com valor anual, que é o sistema em nuvens.

Tabela 3 Custos

  Trello Microsoft Project Microsoft Project Nuvem Project Libre Asana
Pacote Básico R$ 325,20 (Ano)
Pacote Intermediário R$ 45,00 (Ano) R$ 2.999,00 R$ 1.394,40 (Ano)
Pacote Completo R$ 483,60 (Ano) R$ 4.999,00 R$ 2.554,80 (Ano) R$375,00 (Ano)

 

  • Prós e Contra
  • Trello: Sistema Web, Aplicativo móvel, Fácil manuseio, Layout limpo, Cores equilibradas, Customizações. Os pontos negativos ferramentas pagas, segurança.
  • Microsoft Project: Completo, Layout limpo, Cores equilibradas, Customizações, Ferramentas extras, Seguro, Robusto, Os pontos negativos Sistema 100% pago, segurança (Sistema Instalado), complexo.
  • Project Libre: Completo, Layout limpo, Cores equilibradas, Ferramentas extras, Seguro, Robusto, 100% Gratuito. Os pontos negativos sistema complexo, pesado.
  • Asana: Fácil manuseio, Layout limpo, Cores equilibradas, Customizações, Sistema Web, Aplicativo móvel. Os pontos negativos ferramentas pagas, segurança.

 

  1. CONCLUSÃO

Este trabalho abordou quatro Sistemas que auxilia no gerenciamento dos projetos, sendo dois deles sistema web, que é mais focado no controle das tarefas; E dois sistemas Desktop, focado no gerenciamento completo do projeto dês dos gastos até controle de documentação.

Foi realizado uma pequena apresentação de cada sistema, apontando suas caraterísticas e custo, com isso podemos ter uma visão básica de cada ferramenta, possibilitando a comparação ente si.

Realizamos algumas comparações relevantes no capitulo 2.5, com isso podemos apontar o melhor custo beneficial entre os três sistemas, a melhor escolha.

Entre os dois sistemas mais robusto e completos o Microsoft Project e Project Libre, os dois seguem a mesma característica, o sistema da Microsoft sai na frente por oferecer um serviço nas nuvens (Cloud) oferecendo maior portabilidade e segurança, já o Project Libre tem um grande diferencia de ser um Software gratuito, com isso podemos concluir que a melhor custo beneficial é o sistema Project Libre.

Entre os dois sistemas web, mais focado em controle de tarefas e pessoas o Trello e Asana, os dois são muito parecidos no objetivo, mesmo oferecendo as mesmas caraterísticas e ferramenta, existe um ponto muito importante que separa os dois, o custo do pacote completo do Trello é de R$ 483,60 anualmente, já o sistema Asana está custando R$ 375,00 anualmente, com base no empate entre Estruturas e Ferramentas, o diferencial entre o valor anual do pacote completo, podemos concluir que o melhor custo beneficial é o sistema Asana.    

Mesmo com dois sistemas focado em controle de tarefas, e dois oferecendo ferramentas mais completas e mais robusto, conseguimos destacar um, através da nossa planilha de comparações conseguimos obter um diferencial entre os quatro sistemas abordados, com Microsoft Project e Project Libre na frente, por apresentar um sistema robusto e completo, diferente do Trello e Asana, que é focado no controle de tarefas, sendo que o Project e o Libre também atende essa área, podemos concluir que o nosso vencedor é o sistema Project Libre, oferecendo uma ferramenta completa, e o grande diferencial a gratuidade do sistema, com  isso temos o melhor custo e benefício entre os quatros sistemas abordados.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

BERNARDO, André. A História do Gerenciamento de Projetos. Responsabilidade do autor do vídeo. YouTube, 28 de out de 2013. Duração: 5min52seg. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=le0GTYjlvl4>. Acesso em: abril de 2017.

ANÍBAL, M. PMIMT. Uma breve história do gerenciamento de projetos, 2017. Disponivel em: <http://pmimt.org.br/site/index.php/artigo/vis/4>. Acesso em: Setembro 2018.

GEORGE, S. Ferramentas de Gerenciamento de Projetos para o Cotidiano. [S.l.]: Gutenberg Reloaded, 2017. p. 344 – 529.

IMPACTA. impacta. Microsoft Project na gestão de projetos: como usar de forma efetiva?, 2018. Disponivel em: <https://www.impacta.com.br/blog/2017/11/29/microsoft-project-gestao-de-projetos-como-usar/>. Acesso em: Outubro 2018.

NOCERA. RJN. Vantagens que fazem do MS-Project o melhor aliado dos profissionais da construção civil, 2017. Disponivel em: <http://www.rjn.com.br/vantagens-que-fazem-ms-project-o-melhor-aliado-dos-profissionais-da-construcao-civil/>. Acesso em: Outubro 2018.

OBS BUSINESS SCHOOL. obs-edu. ProjectLibre: Análise de Software, 2017. Disponivel em: <https://www.obs-edu.com/es/blog-project-management/diagramas-de-gantt/projectlibre-analisis-del-software>. Acesso em: Outubro 2018.

SENSUS. sensusonline. Quais as vantagens de utilizar um Software de Gestão de Projetos?, 2016. Disponivel em: <https://www.sensusonline.com.br/vantagens-software-de-gestao-de-projetos/>. Acesso em: Setembro 2018.

SETTING. setting. 10 Ferramentas de gestão de projetos que vão integrar sua equipe e trazer resultados, 2018. Disponivel em: <https://www.setting.com.br/blog/gestao-empresarial/ferramentas-gestao-de-projetos/>. Acesso em: Setembro 2018.

TORREÃO, P. Pontogp. História do Gerenciamento de Projetos, 2007. Disponivel em: <https://pontogp.wordpress.com/2007/04/23/historia-do-gerenciamento-de-projetos/>. Acesso em: Abril 2018.

 

Faça Download do TCC em PDF aqui DOWNLOAD 

Faça Download da Apresentação em PPTX(PowerPoint) DOWNLOAD

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *