Quando alguém desativa a confirmação de leitura no WhatsApp, as mensagens enviadas para ela aparecem com riscos cinza – e não os azuis, que denunciam quando a pessoa abriu o chat. Isso em tese. O fato é que o mensageiro tem um “erro” que mostra o check azul em qualquer mensagem de áudio, independentemente das configurações de privacidade.
Com um “jeitinho”, a falha pode ser usada para saber se qualquer mensagem sua foi vista, mesmo que o contato tenha cancelado a confirmação de leitura. Aprenda o truque no passo a passo a seguir, feito no Android e iPhone (iOS).
No Android
Passo 1. Abra o chat com alguém que você desconfie que tenha desativado a confirmação de leitura. Note que todas as mensagens aparecem com os riscos cinza.

Passo 2. Envie uma mensagem de áudio e aguarde até que a pessoa escute.

Passo 3. Quando o contato ouvir o áudio, aparecerão os riscos azuis mesmo com a confirmação de leitura desativada. Isso significa que a pessoa leu as mensagens anteriores.

No iPhone (iOS)
Passo 1. Abra o WhatsApp para iPhone e entre em uma conversa com alguém que você desconfie que tenha desativado a confirmação de leitura. Os duplos checks nas suas mensagens estarão na cor cinza.

Passo 2. Mande uma mensagem de áudio para o contato. Enquanto ele não ouvir, a mensagem exibirá check cinza.

Passo 3. Após a pessoa escutar sua mensagem de áudio, serão exibidos os dois checks azuis nela, mesmo que nas outras os riscos continuem cinza. Dessa forma, você já sabe que o contato leu suas mensagens anteriores.
