Polêmico serviço, que provocou revolta em taxistas, ainda não tem data para começar a funcionar
Reprodução
Clique para ampliar
Atualmente o Uber já está ativo em 12 Estados do Paí
Representantes do aplicativo Uber, que atua no transporte privado de passageiros, já realizaram a primeira reunião com motoristas interessados em ser parceiros do serviço em Cuiabá.
O Uber está disponível para celulares e conecta motoristas a passageiros.
O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (25), no Hotel Deville, na Capital.
A reportagem do MidiaNews esteve no local e foi informada que nenhuma pessoa poderia dar entrevista sobre o recrutamento.
No entanto, um dos representantes informou que estão sendo realizadas apenas palestras e que ainda não há uma data definida para o início do serviço na Capital.
Só podiam entrar na palestra pessoas cadastradas pelo site da empresa ou que tivessem ganhado um convite por e-mail.
Porém, conforme a apuração da reportagem, os interessados receberam informações sobre o uso do aplicativo. Um panfleto divulgando os serviços da empresa também foi distribuído.
Na página “Uber Cuiabá”, no Facebook, um dos participantes postou uma foto antes de começar a reunião, com os dizeres: “Uber Cuiabá está chegando”.
A imagem teve mais de 330 curtidas e 100 compartilhamentos.
Uber
Atualmente no Brasil, o Uber está ativo em São Paulo (SP), Brasília (DF), Goiânia (GO), Salvador (BA), Londrina (PR), Campinas (SP), Santos (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Vitória (ES).
No Brasil o aplicativo começou a atuar no Rio de Janeiro em maio de 2014. Depois em junho do mesmo ano passou a operar em São Paulo.
Polêmica
Assim como em outros países, a chegada do Uber ao Brasil provocou grande polêmica, especialmente com os taxistas.
A queixa é que, diferente dos taxistas, os motoristas do Uber atuam no transporte sem a necessidade de concessão ou o pagamento de taxas e impostos. Em São Paulo e Rio de Janeiro, já houve casos de motoristas – e até passageiros – agredidos por taxistas.
Nas duas capitais, os taxistas já realizaram grandes protestos, fechando as ruas, contra a liberação do serviço.
Como funciona
O Uber oferece um serviço de transporte similar ao táxi, porém com a flexibilidade de funcionar online através do celular.
Para usar o serviço, o passageiro precisa ter um celular com o aplicativo instalado e um cartão de crédito.
Quando pede um carro, o passageiro imediatamente recebe informações sobre o motorista. E este também tem acesso a dados do passageiro.
Por meio do aplicativo, o pagamento da viagem é feito diretamente pelo cartão e não são cobradas taxas de processamento.